TÃO IMPORTANTE NA VIDA DAS PESSOAS?
A internet é um meio de comunicação que engloba vários outros que já existiam, como telefone, correios, etc. Cada vez mais, jornais e revistas estão adaptando seus conteúdos e formatos e oferecendo-os na internet. A facilidade de comunicação e acessos à informações e conhecimentos faz com que muitas pessoas substituam os telefonemas, a ida á banca de jornais por um acesso ao computador. A internet já faz parte da vida de crianças e adolescentes. É constante a correspondência entre jovens pela internet; realizam trabalhos escolares, conversam por meios de programas como skype, MSN, Orkut, e mail, e outros.
É um meio de comunicação rápida e eficiente, abrindo portas para o mundo da informação, disponível para todos. Facilita informações sobre qualquer assunto, como acesso a dicionários, temas históricos, geográficos, sociais, culturais, notícias do dia a dia etc. Permite o acesso virtual de inúmeras bibliotecas e museus do mundo inteiro. Oferece facilidades para compras, serviços bancários, cursos á distancia, auxiliando crianças e adolescentes nos estudos na busca de material de pesquisas escolares.
Assim como o mundo real, a internet traz alguns perigos: existem sites, pessoas e redes criminosas que procuram enganar, seduzir ou incitar crianças e adolescentes a acessar conteúdos inadequados como pornografia e outras irregularidades. Encorajam essas pessoas a enviar fotos e informações pessoais com propósitos duvidosos. Há, ainda os sites que estimulam a violência e o preconceito, divulgando mensagens de racismo, intolerância e ódio.
Existem casos de crianças e adolescentes que foram aliciados, raptados para fins sexuais levados de um local para outro com ofertas de trabalho de falsas agências de modelos ou empregos. Muitos adolescentes desapareceram no Brasil e no mundo para servir a esse mercado perverso.
A internet é um novo modelo de comunicação, onde os pais devem ter acesso no acompanhamento de seus filhos. O problema não está na tecnologia, mas sim no uso que fazemos dela.
Novas tecnologias em sala de aula muito mais cedo do que você imagina!
Já pensou em usar o celular para auxiliar no aprendizado? E jogos? Pois é, a novidade é que isso pode acontecer em breve aqui no Brasil, é o que dizem 30 especialistas convidados pelo sistema Firjan para produzir um estudo sobre as perspectivas tecnológicas no ensino brasileiro. O resultado foi a publicação: Perspectivas tecnológicas para o ensino fundamental e Médio Brasileiro de 2012 a 2017: Uma análise regional por NMC Horizon Project.
O estudo é baseado em dezenas de pesquisas sobre a educação no Brasil. Eles indicam que em até dois anos os jogos farão parte do universo educacional brasileiro. Os pesquisadores consideram, por exemplo, que os games “são uma ponte natural entre alunos e informação. Incorporar características dos jogos no aprendizado provou melhorar a lógica, o raciocínio e outras habilidades importantes”. Dê uma olhada no que eles prevêem para a educação brasileira nos próximos anos:
Perspectivas Tecnológicas Brasileiras para o Ensino Fundamental e Médio de 2012 a 2017
Em quanto tempo devem ser adotados:
Um ano ou menos
- Ambientes colaborativos
- Aprendizagem baseada em jogos
- Utilização de Celulares
- Utilização de Tablets
Dois a três anos
- Redes de celular
- Geolocalização
- Aplicativos móveis
- Conteúdo aberto
Quatro a cinco anos
- Inteligência Coletiva
- Laboratórios móveis
- Ambiente pessoal de aprendizagem
- Aplicações semânticas
E aí, curtiu?
Abraços galera!
Parabéns!
ResponderExcluirO blog está lindo!
Beijos!
Antonieta