quarta-feira, 28 de novembro de 2012


  •                   ·      Internet?   

    A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial,  e dispõe milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
    De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial.
    A intensa presença da internet e de seus inúmeros usos no cotidiano das pessoas tem permitido a ampliação de oportunidades de trabalho, de aprendizagens e de relacionamentos. Cada vez mais o mundo virtual e o mundo real se integram para o bem de seus usuários. Mas, como tudo na vida, dependendo da forma como o meio a rede mundial de computadores é utilizado pelas pessoas, à integração entre o real e o virtual também pode ser danosa para os usuários da web.
    Se para atravessar a rua com segurança e não ser atropelado é preciso olhar dos dois lados antes, e isso deve ser ensinado pela família e pela escola às crianças, por exemplo,  também são necessárias algumas orientações sobre práticas na web para se garantir a segurança dos usuários. E isto deve ser objeto de preocupação de todos e, em particular, dos responsáveis pela educação de crianças e jovens, que cada vez mais cedo navegam pelo mundo virtual de forma intensa e despreocupada. Mas isto não descarta os adultos deste foco, pois muitos incorporam o uso da internet em seu cotidiano sem perceberem os riscos que correm em razão de algumas práticas descuidadas.
    Talvez você não saiba o que estas palavras aí abaixo significam, mas você já pode ter vivido alguma destas situações ou quem sabe conhece alguém que já passou por um problema deste tipo.


    ·         Falsa identidade - é falsa identidade quando alguém mente sobre seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características para conseguir alguma vantagem ou prejudicar outra pessoa. Pode acontecer numa rede social, por exemplo, se um adulto mal intencionado criar um perfil fingindo ser um adolescente para se relacionar com usuários
    jovens.


    ·         Cyberbullying - usar a internet para humilhar e ofender alguém de forma constante. Palavra em inglês que se pronuncia "ssaiberbâliin".



    ·         Happy Slapping - evolução do cyberbullying em que a agressão acontece no mundo real. Uma pessoa fotografa ou filma as cenas de agressão, para depois mostrá-las na internet. Expressão em inglês que se pronuncia "rrépi slépin" 



    ·         Pedofilia - apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar imagens (fotos ou vídeos) de conteúdo sexual envolvendo crianças ou adolescentes na internet é crime, segundo o artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente.



    ·         Difamação, injúria e calúnia - é quando alguém fala ou escreve informações falsas e prejudica uma pessoa. Também acontece quando se faz ofensas e acusações maldosas dizendo que uma pessoa cometeu um crime, que é desonesta ou perigosa. Acontecem no mundo real e na internet.



    Estes são uns dos perigos da internet, em que você e seus filhos podem estar acessando sem ao menos saber.

    A Internet é uma grande fonte de lazer, mesmo antes da implementação do World Wide Web (sistema de documentos em hipermédia que são interligados e executados na Internet.), com experimentos sociais de entretenimento, como  MUDse MOOs sendo conduzidos em servidores de universidades, e muitos grupos Usenet relacionados com humor recebendo boa parte do tráfego principal. Muitos fóruns da internet têm seções dedicadas a jogos e vídeos de entretenimento; charges curtas na forma de vídeo flash também são populares. Mais de seis milhões de pessoas usam blogs ou sistemas de mensagens instantâneas como meios de comunicação e compartilhamento de ideias.
    As indústrias de  pornografia ou de jogos de azar tem tido vantagens completas no World Wide Web, e proveem frequentemente uma significativa fonte de renda de publicidades para outra web sites. Embora muitos governos têm tentado impor restrições no uso da Internet em ambas as indústrias, isto tem geralmente falhado em parar a sua grande popularidade.

    Siga essas dicas do educar na cultura digital,para te ajudar a se prevenir esses perigos.


    Vejam neste quadrinho,uns dos perigos do uso da internet:

    Um outro facto relevante sobre a Internet é o plagio, já que é muito comum as pessoas copiarem o material disponível. "O plagiador raramente melhora algo e, pior, não atualiza o material que copiou. O plagiador é um ente daninho que não colabora para deixar a Internet mais rica; ao contrário, gera cópias degradadas e desatualizadas de material que já existe, tornando mais difícil encontrar a informação completa e atual. Ao fazer uma cópia de um material da Internet, deve-se ter em vista um possível melhoramento do material, e, melhor, fazer citações sobre o verdadeiro autor, tentando-se, assim, ao máximo, transformar a Internet num meio seguro de informações.
    Nesse consenso, o usuário da Internet deve ter um mínimo de ética, e tentar, sempre que possível, colaborar para o desenvolvimento da mesma. O usuário pode colaborar, tanto publicando informações úteis ou melhorando informações já existentes, quanto preservando a integridade desse conjunto. Ele deve ter em mente que algum dia precisará de informações e será lesado se essas informações forem ilusórias.


    Use essas dicas para navegar pela internet seguramente.

    Ate a próxima postagem.

Um comentário:

  1. Nossa, perfeito!!!Parabéns pela iniciativa, a proposta de vocês em alertar quanto aos perigos da Internet é muito boa... O uso da Internet é de suma importância nos dias atuais,porém, faz-se necessário saber utilizá-la adequadamente...

    ResponderExcluir